quinta-feira, 14 de maio de 2009

ACRE no DH


O Douro Hoje, semanário também conhecido por “Mata-Moscas” (imagina-se a porcaria que por aí anda), dá mais uma estampada na tal “porcaria” que por aí se vai espalhando, dando-nos a conhecer o seguinte:

Polémica. O proprietário de um café no Bairro da Ponte, Lamego, diz-se indignado pelo funcionamento de um bar da Associação Cultural e Recreativa (ACRE) desta localidade onde se pode fumar de forma ilegal”.
Aberto desde meados de Dezembro, o bar da Associação Cultural e Recreativa do Bairro da Ponte, está a causar polémica junto do proprietário do café “O Chafariz”, pelo facto de “estar a funcionar ilegalmente e, de aí, se poder fumar e, alegadamente, jogar a dinheiro”, acusa.
Como nos conta Nuno Teixeira, “no meu estabelecimento não é permitido fumar; como no bar da ACRE (Associação Cultural e Recreativa do Bairro da Ponte), autorizam, as pessoas deixaram de frequentar o meu Café no período da tarde, altura de melhor negócio”.
Este comerciante fala de uma quebra de 2500 euros por mês e lamenta que “apesar de várias queixas ao Ministério Público, à ASAE, à PSP e aos governantes civis de Viseu e Vila Real, ainda nada foi feito”, referindo que se trata de “poderio local e compadrio entre algumas entidades”.
Revoltado pelo “incumprimento da lei que que ali se verifica”, Nuno Teixeira diz que, porque quer trabalhar legalmente, é com alguma mágoa que refere que se vê obrigado a fechar as portas.
Contactado pelo DH, o Presidente da ACRE, Francisco Monteiro, também conhecido por Chico Calhau”, diz que neste espaço “apenas entram sócios que vão jogar ás cartas e mais ninguém”, o que Nuno Teixeira desmente garantindo que “para além de sócios, entra quem quer”.
Relativamente a este assunto, o Presidente da CML (Câmara Municipal de Lamego), Francisco Lopes, disse apenas que “a situação do funcionamento do espaço da ACRE já foi objecto de participação pela PSP e pelos Serviços da Câmara Municipal de Lamego e está em análise jurídica”.
No que concerne à lei do tabaco, o subcomissário da PSP de Lamego refere que esta Associação “já foi fiscalizada duas vezes pela PSP de Lamego, tendo sido elaborado expediente que foi enviado ás entidades competentes (CML-Câmara Municipal de Lamego e ASAE”.
Velho Martins adianta ainda que “as limitações ao consumo de tabaco, naquela Associação, são impostas pela Lei 37/2007 de 14 de Agosto, nomeadamente nos Artºs. 4º., 5º. E 6º.
O seu cumprimento, deve ser assegurado pelas entidades que tenham a seu cargo o local. Devem determinar aos fumadores que se abstenham de fumar, caso estes não cumpram, devem chamar as autoridades administrativas ou policiais, que levantarão o competente auto de notícia. Artº. 7º. O regime sancionatório está previsto no Artº. 25 e Artº 26, da referida Lei”.
Contudo, acrescenta “a fiscalização do disposto na Lei em questão, compete à ASAE, bem como a instrução dos processos de contra-ordenação.
A aplicação de coimas e sanções acessórias compete à Comissão de Aplicação de Coimas em Matéria Económica e Publicidade”.
*
*
"No rodapé electrónico do jornal, para quem estiver atento, uma notícia de última hora em deslocação rápida e intermitente, dá conta do arrendamento (20 contos mensais), de um forno (inactivo) de cosedura de biscoito da Teixeira num local conhecido por Tamboreira, o que, segundo Eulálio Bocadelavagem, faz adivinhar futuro rendimento de tacho garantido".

6 comentários:

Carlos Costa disse...

Então sempre é verdade terem comprado o forno deixado a D.Lurdes Mesquita pela Sra.Ritabacas?Isto é que vai ser um Verão maravilhoso.E nadar no rio acham que será possivel?Arroz do forno e batatas assadas com cabrito do Pantaleão,com umas mesinhas naquela arena magnifica,e um tintol que não pode faltar é claro,que me desculpem os cafés do bairro melhor que isto não há.Abaixo a lei do tabaco e que seja imposta a lei "seca"bebam vinho que a água está a escassear,poupem,este é o ano internacional da água.Só um aparte espero que as entidades competentes não se esqueçam que ainda há miuta porcaria que vai dar ao Rio balsemão e que tomem as medidas necessárias para o manter limpo e asseado,de que vale a pena ter um forno e uma "praia" com água estagnada,parada devido abarragem de Pretarouca e as descargas do E.Leclerc e de outras estãncias pecuárias a jusante do RIO BALSEMÃO.MUito Obrigado

diconvergenciablog disse...

Mata moscas, lol...
Por 0.50 € até fica barato matá-las.

Anónimo disse...

lamegueiro.blogspot.com

Anónimo disse...

O Carlos Costa, andas mal informado. O forno é da Sra. Fatima, e ela nem vende nem aluga.Tira daí o cavalinho da chuva.Vai sonhamdo, tu,o Almeida, o miudo, o merendas e o pastor.Contenta-te com um banho de agua fria suja na tamboreira para te refrescas as ideias

Anónimo disse...

Já sabiam que a candidata do PSD para a Junta da Sé é a Liliana?
Pois é meus amigos, desta vez o Manequinhas foi enrabado por uma dama da terceira idade que ainda não está no lar da APITIL. Mas para lá caminha.
Quanto á freguesia de Almacave, o Lourenço bem queria dedicar-se a tempo inteiro à carreira de ACTOR, mas isso vai ter que esperar. Por agora vai ter que comer o tosco do TORRES. vai ser um grande filme familiar com um fim demasiado previsível. Para o PS vai ser mais um filme de terror, não é grande Agostinho Ribeiro? Grande homem, este derrotado que nunca vira as costas ás derrotas. Quem deve estar contente com a derrota anunciada deve ser o outro derrotado que dá pelo nome de Zé António. rei só há um, o Zé António e mais nenhum. Ele vai voltar. Por falar em voltar o Alma Grande (como um burro) está de volta. Quem? O enorme Zé Manel, aquele morteiro cheio de inteligência que dá coices de burro nas portas dos vizinhos. Ele sabe do que falo. Se tudo correr como previsto, desta vez vai levar um valente gancho de direita no sítio que nós sabemos. O mais certo é coligar-se com os outros dois enormes independentes e enrabar o ENVELOPES das COSTAS, que já ameaçou enfiar-se num envelope e remeter-se para sítio incerto sem aviso de recepção nem qualquer registo; ainda vai parar ao Circo do VICTOR HUGO CARDINALI, porque é sabido do bom tratamento que dá aos animais.
A TETÉ vai para a califónia esticar as peles, se é que me entendem.
O ferreira actualmente está num curso intensivo com o Augusto Santos Silva a refinar o gosto pela malhação nos gajos da Esquerda; não está a ser nada fácil para o Augusto S. Silva porque o ferreira pode ficar sem abrigo e quem as vai pagar se isso acontecer são as pobres criancinhas da primária que vão ter de aguentar mais umas lições de educação sexual à bruta.
Por hoje basta mas a telenovela continua.

carlos costa disse...

Parece que a denúncia publicada no DH teve repercussões a ACRE está vazia,ás moscas era um fim que se adivinhava ewra de esperar dar tempo ao tempo adivinhava se,para o pessoal do "cospe" é que foi lixado,e os que bebem não têm direito?Só ao fim de semana tambem está bem já que durante a semana não há ninguem,tanto alarido porquê?Meua dúzias de copos?