sexta-feira, 29 de maio de 2009

... na Feira do Livro en Lamiego

quinta-feira, 14 de maio de 2009

ACRE no DH


O Douro Hoje, semanário também conhecido por “Mata-Moscas” (imagina-se a porcaria que por aí anda), dá mais uma estampada na tal “porcaria” que por aí se vai espalhando, dando-nos a conhecer o seguinte:

Polémica. O proprietário de um café no Bairro da Ponte, Lamego, diz-se indignado pelo funcionamento de um bar da Associação Cultural e Recreativa (ACRE) desta localidade onde se pode fumar de forma ilegal”.
Aberto desde meados de Dezembro, o bar da Associação Cultural e Recreativa do Bairro da Ponte, está a causar polémica junto do proprietário do café “O Chafariz”, pelo facto de “estar a funcionar ilegalmente e, de aí, se poder fumar e, alegadamente, jogar a dinheiro”, acusa.
Como nos conta Nuno Teixeira, “no meu estabelecimento não é permitido fumar; como no bar da ACRE (Associação Cultural e Recreativa do Bairro da Ponte), autorizam, as pessoas deixaram de frequentar o meu Café no período da tarde, altura de melhor negócio”.
Este comerciante fala de uma quebra de 2500 euros por mês e lamenta que “apesar de várias queixas ao Ministério Público, à ASAE, à PSP e aos governantes civis de Viseu e Vila Real, ainda nada foi feito”, referindo que se trata de “poderio local e compadrio entre algumas entidades”.
Revoltado pelo “incumprimento da lei que que ali se verifica”, Nuno Teixeira diz que, porque quer trabalhar legalmente, é com alguma mágoa que refere que se vê obrigado a fechar as portas.
Contactado pelo DH, o Presidente da ACRE, Francisco Monteiro, também conhecido por Chico Calhau”, diz que neste espaço “apenas entram sócios que vão jogar ás cartas e mais ninguém”, o que Nuno Teixeira desmente garantindo que “para além de sócios, entra quem quer”.
Relativamente a este assunto, o Presidente da CML (Câmara Municipal de Lamego), Francisco Lopes, disse apenas que “a situação do funcionamento do espaço da ACRE já foi objecto de participação pela PSP e pelos Serviços da Câmara Municipal de Lamego e está em análise jurídica”.
No que concerne à lei do tabaco, o subcomissário da PSP de Lamego refere que esta Associação “já foi fiscalizada duas vezes pela PSP de Lamego, tendo sido elaborado expediente que foi enviado ás entidades competentes (CML-Câmara Municipal de Lamego e ASAE”.
Velho Martins adianta ainda que “as limitações ao consumo de tabaco, naquela Associação, são impostas pela Lei 37/2007 de 14 de Agosto, nomeadamente nos Artºs. 4º., 5º. E 6º.
O seu cumprimento, deve ser assegurado pelas entidades que tenham a seu cargo o local. Devem determinar aos fumadores que se abstenham de fumar, caso estes não cumpram, devem chamar as autoridades administrativas ou policiais, que levantarão o competente auto de notícia. Artº. 7º. O regime sancionatório está previsto no Artº. 25 e Artº 26, da referida Lei”.
Contudo, acrescenta “a fiscalização do disposto na Lei em questão, compete à ASAE, bem como a instrução dos processos de contra-ordenação.
A aplicação de coimas e sanções acessórias compete à Comissão de Aplicação de Coimas em Matéria Económica e Publicidade”.
*
*
"No rodapé electrónico do jornal, para quem estiver atento, uma notícia de última hora em deslocação rápida e intermitente, dá conta do arrendamento (20 contos mensais), de um forno (inactivo) de cosedura de biscoito da Teixeira num local conhecido por Tamboreira, o que, segundo Eulálio Bocadelavagem, faz adivinhar futuro rendimento de tacho garantido".

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Correr Sozinho


Vírus adormecido da Gripe A, descoberto numa antiguidade do Museu de Lamego é cabeça de lista do PS para as Autárquicas 2009 e procura agora um corpo que o transporte, não se importando que seja o de um suíno, galinha ou até o do Amante da Fonte-Seca. Esta Gripe A tipo D (Agostinho Dribleiro), é muito dado a mutações severas e ameaça provocar uma pandemia fatal no PS, confirmada que já foi a pandemia de riso no PSD Local e até Distrital. Xico Flops já veio acalmar os Socialistas garantindo-lhes total prevenção, protecção e até cura da doença que tanto os aflige. E dá o seu exemplo: “Quando cheguei a esta acolhedora cidade, onde o meu amigo do peito, Zé Tonho dos Cantos, queria promover a preservação do burro de Lamego, já vinha com uma dose de Tamiflu Laranja no organismo da distrital e o resultado está bem à vista de todos”. Fonte muito próxima, também conhecida por Fonte do Lamego, confidenciou que Xico Flops, desde à uns tempos a estas partes que me doem, tem andado a tomar Oseltamivir por ser um fármaco antiviral SELECTIVO contra o vírus INFLUENZA dos tipos A (Amântio), C (Toutinho) e T (Teté), vírus muito próximos dos últimos 4 anos de incubação, e a velha vendedora de papaias que sofre de obstipação crónica. “Esta embalagem de Oseltamivir, Tamiflu Laranja de 75 mg em 10 comprimidos, andam sempre comigo e são agora as minhas chiclets; aliás, a pensar nos meus amigos Rosas, já contactei a Roche encomendando uma farmácia de Tamiflus Laranjas em vez do Tamiflu Original, pois sei que há muitos Socialistas em Lamego que não querem ser contaminados pela Gripe A tipo D”, revelou Xico Flops.
Mas, na verdade, Xico Flops não apreciou por aí além a escolha dos Socialistas porque, segundo ele, “gosto de sentir a adrenalina, uma motivação extra para atingir um objectivo e desta vez vou concorrer a estas autárquicas sozinho, o que muito me entristece já que sou uma pessoa muito sociável”. De referir que foi visível uma lágrima a escorrer no canto do olho esquerdo do actual presidente, o que demonstra toda a sensibilidade com que tem pautado sua carreira política. Há mesmo quem diga que está de rastos e teme-se uma crise existencial. Um enviado do totodasbersas.blogspot, foi encontrar o presidente muito abatido e lá soltou o desabafo: “a concorrer sozinho não sei que hei-de fazer na minha campanha, por isso vou concorrer de rastos para tornar o caminho para o triunfo mais digno, porque o povo merece mais do que uma nova... variante da velha gripe!".
Eulálio Fominha prevê muitos porcos no espeto para o povanço e a gripe A tipo D para o equívoco, enquanto a constipação Eulália Belabunda garante estar pronta para oferecer-se como prémio de consolação pela confiança que em si depositaram. Aaaaatchim!... que isto pega-se!

segunda-feira, 4 de maio de 2009

sábado, 2 de maio de 2009