Projecto:
Empreitada de Construção da Via Rápida do Quelho do Serrado e preservação do Urso Pardo.
Localização: Lamego, Portugal
Descrição: Construção de meia via de fuga com 244 metros de extensão, fazendo parte trabalhos de infra-estruturas onde o urso-europeu, Ursus arctos arctos,(uma subespécie do Urso Pardo-Ursus arctos). Encontra-se em algumas partes da Europa. Lamego, sabe-se agora, é uma cidade Europeia!!!...
O Urso-Europeu está ameaçado de extinção por causa do desmatamento, Caça e avanços urbanos, porém, na atualidade, as ameaças são apenas caças, incêndios e atropelamentos, pois o desmatamento e avanço urbano não são atividades ainda muito praticadas já que Lamego é uma Cidade desenvolvida. Antigamente, este Urso, habitava a maior parte da Europa, mas foi muito caçado e capturado para serem utilizados no Coliseu romano e em circos. Sua preservação varia muito de região para região, pois as populações estão muito fragmentadas. No centro da Europa, estão vulneráveis à extinção.
Cliente: Câmara Municipal de Lamego
Valor do Contrato: €744.44 (em consórcio)
Ano: Início: 32 de Dezembro de 20o9 (ainda este ano)
A Mota-Engil, em agrupamento com mais quatro empresas – Isolux Corsan Concessiones, Isolux de México, Mota-Engil Conscessões de Transportes e ES Concessões - ganhou o concurso para a construção e exploração de um atalho em lamego (Quelho do Serrado). De acordo com o comunicado enviado pela Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, este agrupamento apresentou “a melhor proposta para a concessão de construção, operação, exploração, conservação e manutenção por 30 dias do atalho "Preguiça-Praça do Comércio, em lamego”. O projecto em regime de portagem pressupõe a construção de 244 metros de atalho, no prazo de 3 anos, com custo estimado de 744 mil euros e 44 cêntimos. A proposta entregue inclui ainda um pagamento ao Estado de cerca de 98 cêntimos, o que significa que a Mota-Engil fará um investimento incrível e jamais pensado!